Ferramentas e plataformas apoiam OSC na hora de mobilizar recursos

Hoje, há muitas e diferentes formas de captar recursos. Se buscar maneiras genuínas de atrair apoiadores é a chave-mestra, entender o ecossistema das fontes para organizações da sociedade civil é tarefa básica para caminhar rumo a tão sonhada sustentabilidade financeira. Confira algumas dicas e compartilhe com sua rede.

 

  • Transparência

    Mapa das organizações da sociedade civil
    A plataforma georreferenciada é uma iniciativa do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que apresenta dados relativos às organizações brasileiras, agrupados por região, atividade ou área de atuação, por exemplo. Trata-se de um espaço em ambiente virtual acessado por investidores de todo o país. Cabe às OSC manterem seus cadastros atualizados.
    mapaosc.ipea.gov.br

  • Voluntariado

    atados
    Plataforma social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado. A ideia é manter uma rede ativa para mobilizar voluntários que ampliem o impacto das organizações. Neste espaço é possível cadastrar vagas ou buscar oportunidades para atuar em diferentes organizações.
    atados.com.br

 

  • Central de editais

    prosas

    Trata-se de um portal que conecta proponentes com organizações – públicas, privadas e internacionais – que estão selecionando iniciativas para investimento. Na plataforma é possível, inclusive, fazer buscas por localidade, tipo de fonte de financiamento ou área de interesse. Você também pode criar um alerta para saber das últimas novidades.
    prosas.com.br/editais

 

  • Doações individuais online

    JoyzA ideia é conectar organizações ou indivíduos que precisam de algum tipo de apoio para uma ação com pessoas dispostas a dedicar tempo, trabalho ou dinheiro a uma iniciativa. A plataforma já conta com mais de 10 mil usuários ativos. É muito fácil de usar e serve para pequenas doações ou ações pontuais.
    joyz.me

    trackmob

    A empresa desenvolveu algumas soluções para as organizações para atrair, converter e engajar doadores, como CRM, que permite a gestão do processamento das doações e do relacionamento com os doadores, assim como aplicativos e páginas de doação.
    trackmob.com.br

 

  • Financiamento coletivo

    Juntos.com.vc, benfeitoria e Kickante

    Se a estratégia é captar recursos via financiamento coletivo, já existem boas alternativas para tal, como estas três plataformas. Os sites ajudam as organizações a se aproximarem de possíveis doadores para captação de iniciativas pontuais ou recorrentes.
    juntos.com.vc
    benfeitoria.com
    kickante.com.br

 

  • Conhecimento

    abcr e captamos
    Para entender melhor este ecossistema, os sites da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e da Captamos oferecem uma série de reportagens e artigos sobre o tema, assim informações sobre cursos e outras atividades relacionados ao assunto.
    captadores.org.br
    captamos.org.br

(*) A matéria é parte do segundo fascículo da Coleção Mobiliza, que teve como tema: “Modelo de financiamento autêntico – oportunidades para avançar”. Clique aqui para baixar a publicação completa.

QUER SABER DAS TENDÊNCIAS EM IMPACTO SOCIAL E MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS? CADASTRE-SE

mobiliza-fundo

Entre em contato e solicite uma conversa (13) 99715-7973 ou contato@mobilizaconsultoria.com.br